Compartilhe

Desafios para aumentar eficiência energética no transporte são debatidos em Brasília

19/10/2017

Encontro internacional ocorre nesta quinta-feira (19/10) e reúne, na sede da CNT, especialistas brasileiros e canadenses.


Por Agência CNT de Notícias
Harley Andrade, Bruno Batista, Nicole Goulart, João Victor Mendonça e Paula Vieira
Foto: Frame Produções

Ocorre nesta quinta-feira (19/10), em Brasília, o Encontro Internacional Eficiência Energética e Educação, para debater e compartilhar estratégias para a eficiência energética no transporte e a qualificação profissional com esse foco. O evento integra as ações do Programa Nacional de Eficiência Energética e é promovido pelo SEST SENAT em parceria com a CNT (Confederação Nacional do Transporte) e com o ITL (Instituto de Transporte e Logística).

"Com esse programa, estamos dando um enorme passo em direção a um futuro promissor e mais sustentável no transporte. Buscaremos o desenvolvimento e a implementação de cursos relacionados à questão da sustentabilidade, voltados para os profissionais do transporte de cargas e de passageiros. Dessa forma, poderemos gerar benefícios para todos: setor de transporte, governo e sociedade", disse a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, na abertura do encontro.

Conforme o diretor executivo da CNT, Bruno Batista, 91,1% das empresas de transporte ouvidas pela Sondagem CNT de Eficiência Energética no Transporte Rodoviário de Cargas – estudo realizado em 2015 – dão treinamento para motoristas com foco na condução econômica. Nessas empresas, a capacitação dos condutores resultou em economia de combustível, o que impacta, consequentemente, na diminuição de gastos e de emissões de poluentes. Em alguns casos, a queda no consumo de diesel passou de 12%. Ainda, segundo ele, 75,4% das empresas ouvidas pela Sondagem têm disposição em investir na melhoria da eficiência energética.

O evento, que reúne especialistas brasileiros e canadenses, é um dos resultados do acordo internacional de cooperação técnica firmado pela CNT e pelo SEST SENAT com o NRCan (Natural Resources Canada, o Ministério dos Recursos Naturais do Canadá) e com o ICCT (International Council on Clean Transportation, o Conselho Internacional de Transporte Limpo). 

Também participaram da abertura do encontro o diretor para assuntos internacionais da CNT, Harley Andrade, a diretora de relações institucionais da CNT, Olívia Pinheiro, o diretor adjunto do SEST SENAT, Vinícius Ladeira, o diretor executivo do ITL, João Victor Mendes de Gomes e Mendonça, o diretor adjunto do ITL, Clever Andrade Junior, e a diretora de transportes e combustíveis alternativos do NRCan, Paula Vieira.   

Capacitação de instrutores do SEST SENAT


Ao longo desta semana também ocorreu o Workshop de Instrutores do Programa Nacional de Eficiência Energética. Em três dias de capacitação, instrutores do SEST SENAT e representantes do NRCan debateram a proposta pedagógica dos novos cursos que serão oferecidos pelo SEST SENAT no âmbito do novo programa. 

Essas qualificações – que contarão com certificados reconhecidos internacionalmente – terão como foco três frentes estratégicas: condução econômica, gestão de combustível e gestão de frotas. A meta é capacitar os trabalhadores do setor para alcançar melhores níveis de eficiência energética no transporte de cargas e de passageiros. Os instrutores participantes da capacitação também receberam certificação internacional.