Compartilhe

Gestores do transporte conhecem inovações tecnológicas em Stanford

18/06/2018

Participantes do 4º Workshop mediaX visitaram empresas tecnológicas; iniciativa foi promovida pelo SEST SENAT, em parceria com CNT e ITL


Por Agência CNT de Notícias
Foto: Imprensa CNT

Durante toda esta semana, gestores do transporte brasileiro participaram, na sede da Universidade de Stanford, na Califórnia, nos Estados Unidos, do 4º Workshop mediaX. O evento, que também foi promovido pelo SEST SENAT, contou com a parceria da CNT e do ITL (Instituto de Transporte e Logística). Os três workshops anteriores foram realizados na sede da Confederação Nacional do Transporte, em Brasília (DF).

Além de palestras sobre inovação, uso de dados em sistemas de transportes, liderança na era da transformação digital, inteligência artificial, entre outros temas, o workshop proporcionou a realização de visitas técnicas e a troca de experiências com empresas de transporte e desenvolvedoras de tecnologia.

Uma dessas visitas foi ao Vail – Laboratório Volkswagem de Inovação Automotiva da Universidade de Stanford, que promove pesquisas sobre veículos de última geração em um espaço comunitário. Nele, equipes interdisciplinares trabalham em projetos que impulsionam a tecnologia veicular com foco em soluções de mobilidade centradas no ser humano. Os projetos do Vail estão voltados para sistemas e assistência ao motorista; veículos que usam visão computacional para automatizar o processo de direção; interação de motoristas com veículos no simulador de condução, entre outros.

Na Agência Metropolitana de Transportes de São Francisco, os participantes do workshop tiveram a oportunidade de conhecer o projeto Ruas Sustentáveis, que cuida da infraestrutura para pedestres, bicicletas e automóveis, vias de ônibus e trânsito e calçadas. 

O roteiro de visitas também incluiu: Galvanize – Centro de Educação Tecnológica que busca aprimorar conhecimentos sobre tecnologia e estimular a criação de startups; e Skyline College – faculdade que trabalha dentro da cultura de pesquisa e inovação visando à excelência acadêmica. Por fim, os gestores conheceram o Centro Empresarial da Bay Area, um acelerador de negócios e indutor de inovação. 

A parceria do SEST SENAT com o mediaX tem como objetivo formar lideranças e multiplicadores capazes de estimular ideias e criar novas metodologias para a qualificação de trabalhadores do transporte, adaptadas às demandas que surgem com as inovações tecnológicas.

Livia Cerezoli