Compartilhe

Fetcemg reúne sindicatos filiados em Workshop Gerencial

Divulgação/Fetcemg. Fetcemg reúne sindicatos filiados em Workshop Gerencial

​Aberto pela diretora-secretária da Federação, Juliana Martins, e coordenado pela gerente Vanessa Borges, o Workshop Gerencial contou com a participação dos representantes do Setcemg, do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Sul de Minas Gerais (Setsul), do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Triângulo Mineiro (Settrim) e do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Juiz de Fora e Região (SETCJF), além de técnicos do Despoluir em Minas Gerais e da coordenadora, Ana Isabella da Mata.

Logo na abertura, o clima foi de otimismo. “O ano já começou. Cada um de nós precisa fazer sua parte. A Fetcemg está aqui para ajudar e dar suporte, principalmente, com conhecimento técnico”, afirmou Juliana, na ocasião, representando o presidente da Fetcemg, Sérgio Pedrosa.

Na programação, a palestra da consultora ambiental da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Patrícia Boson, que detalhou o Programa Ambiental do Transporte Despoluir; a apresentação das ações de comunicação de 2018 pela gerente de Comunicação da Fetcemg/Setcemg, Helena Costa; as novidades da legislação para o transporte de produtos perigosos com os assessores jurídico ambientais da Fetcemg, Walter Cerqueira e Juliana Soares; a apresentação dos benefícios da parceria da Holden com a Fetcemg feita por Michelle Satler; a apresentação de cases de sucesso dos Sindicatos e um painel jurídico sobre os aspectos legais e financeiros do plano de saúde, com os assessores jurídicos da Fetcemg, Paulo Teodoro e Jeferson Oliveira.

Despoluir – um programa de sucesso

O Programa Ambiental do Transporte – Despoluir foi um dos principais temas tratados durante o workshop, seja com a palestra de Patrícia Boson, seja com informações técnicas e atualizações oferecidas por Ana Isabella da Mata, coordenadora do programa na Fetcemg.

Patrícia apresentou as diversas áreas de atuação do Programa e sobre a importância econômica das ações empresariais de responsabilidade ambiental. "Por um lado, a disseminação de uma maneira correta de dirigir representa 12% de economia em uma empresa, por outro, cresce as exigências protocolares no comércio internacional com relação às práticas ambientalmente responsáveis", alertou.

Ela informou que a CNT trabalha para que o Selo Despoluir seja reconhecido nacionalmente nas auditorias particulares e que é uma tendência a exigência da inspeção veicular. Neste sentido, ela lembrou que é preciso acompanhar as mudanças para que o setor não seja prejudicado. “Trabalhamos institucionalmente para que o transporte ganhe status empresarial”, afirmou.

Sobre as questões mais técnicas do Programa, Ana Isabella passou as informações diretamente para os técnicos do Programa em Minas. Foi realizada uma mesa redonda para troca de ideias e experiências no Programa com dinâmicas e discussões buscando a socialização, solução de problemas e troca de experiências.

Assessorias da Fetcemg

Os assessores jurídico ambientais, Walter e Juliana, explicaram detalhadamente como funciona a assessoria ambiental que prestam para Fetcemg, lembrando que é mais um serviço que a federação oferece aos seus sindicatos filiados.

Cada vez mais todos estão atentos às questões ambientais e conhecer e observar as normas que regem o transporte de produtos perigosos é necessário. As multas por infração nessa área muitas vezes podem inviabilizar o negócio, instruiu Walter.

Já sobre o plano de saúde, os esclarecimentos foram prestados pelos advogados Paulo Teodoro e Jefferson Costa. O tema tratado foi o plano de saúde com enfoque no contexto histórico e social do benefício. "A experiência foi muito boa, pois no decorrer da apresentação ocorreu a interação entre nós e os participantes", lembrou Jeferson.

No setor de Comunicação, Isabella Antunes, jornalista responsável pelo Informativo Minas Transportes, informou sobre a editoria “Giro por Minas” que é aberta às informações de todos os sindicatos. O jornal é bimestral e as matérias deverão ser encaminhadas para o setor.

Ainda na área de comunicação, foi colocado a importância da sintonia das ações para tornar mais forte o setor. Duas campanhas foram destacadas para que todos os sindicatos participem com informações e indicação de personagens: a do Motorista Nota 10, que circula em junho, e a Memória Viva, com transportadores de destaque, em setembro, em comemoração ao Dia do Transportador.

Fortalecimento do setor

Ao final do encontro, a iniciativa foi elogiada e a avaliação foi positiva. A gerente da Fetcemg, Vanessa Borges, comemorou os resultados: “os sindicatos com certeza voltaram para casa com informações atualizadas, conteúdos novos para trabalhar, divulgar junto às suas associadas, como forma de contraprestação de serviço. Cria-se oportunidade de mostrar o seu valor para as transportadoras de suas regiões. Por outro lado, alinhamos e padronizamos algumas rotinas, estreitamos o relacionamento, conhecemos mais a realidade deles, escutamos as suas demandas, dificuldades e também suas histórias de sucesso”.

Vanessa informou que algumas sugestões já serão incorporadas na rotina da Fetcemg com objetivo de fortalecer os sindicatos e por consequência a representação da Fetcemg.

Confira fotos do evento.


Patrícia Boson (CNT).


Mesa redonda do Workshop Gerencial Fetcemg.


Foto do evento.

Foto do evento.


Foto Equipe Fetcemg.


Foto Equipe Despoluir/Fetcemg.

-------------------------------------------------

* Fotos: divulgação/Fetcemg.