Avaliação Veicular Ambiental

Avaliação Veicular Ambiental

 

A CNT, o SEST e o SENAT reconhecem que as questões ambientais dem​andam preocupação e mobilização globais e que a participação de todos os setores da sociedade é fundamental para solucioná-las. Sob essa perspectiva, o Despoluir desenvolve diversas ações com foco no desenvolvimento sustentável, entre elas, a linha de ação AVALIAÇÃO VEICULAR AMBIENTAL.

Essa linha de ação prioriza o bem-estar e a saúde dos trabalhadores do setor de transporte, buscando a melhoria da qualidade do ar, sobretudo em áreas urbanas. Sua execução ocorre por meio de unidades móveis que vão até os transportadores para aferirem ônibus e caminhões movidos a diesel.

Os técnicos que operam essas unidades contam com equipamentos – opacímetro, tacômetro, computador portátil e software personalizado – para realizarem as avaliações veiculares, com base na Resolução CONAMA nº 418/2009 e na Instrução Normativa IBAMA nº 6/2010.

Destaca-se que as avaliações veiculares ambientais do Despoluir são realizadas pelas equipes técnicas das Federações de transporte de passageiros e de carga afiliadas à CNT, com o apoio das Unidades do SEST e do SENAT.

Benefícios

Estudos comprovam que os trabalhadores do setor de transporte são os mais expostos aos poluentes advindos da sua atividade. A poluição atmosférica provoca problemas respiratórios e irritação nos olhos, nariz e garganta. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o material particulado (MP) – tipo de poluente emitido por veículos a diesel – pode causar diversas doenças, até câncer de pulmão.

Protegendo a saúde do trabalhador e de toda a sociedade, a linha de ação AVALIAÇÃO VEICULAR AMBIENTAL promove a regularização ambiental da frota e a consecutiva diminuição da fumaça lançada no ar pelos escapamentos dos veículos.

Adicionalmente, ao avaliar os veículos dos transportadores, os técnicos do Despoluir também orientam sobre outros temas ambientais, como condução econômica, manutenção preventiva, eficiência energética, qualidade do combustível, gestão hídrica e de resíduos.

Selo Despoluir

O trabalhador atendido nessa linha de ação que estiver com seu veículo dentro dos padrões de emissão de poluentes, recebe o Selo Despoluir. Já os responsáveis pelos veículos não aprovados recebem orientação técnica para a correta manutenção. Atualmente, vários operadores logísticos reconhecem a importância desse projeto e exigem que seus transportadores portem o Selo Despoluir.

Confira os principais ​resultados dessa linha de ação​

ESTRUTURA ATUAL RESULTADOS ​​*
(totais de julho/2007 a março​/2024)
Federações participantes
​​24
Avaliações Ambientais4.432.328
Aprovação no período90,5​​%
Unidades de atendimento
108
Empresas atendidas 27.080
Caminhoneiros autônomos
atendidos
28.235

​* Dados atualizados até março/2024​. 

​** A contagem de transportadores atendidos nesta linha de ação está em análise e será atualizada oportunamente. ​

Nota: a partir de janeiro de 2023, a contabilização é feita conforme as regras vigentes do Programa Despoluir. 

 

A linha de ação gera benefícios para os ​​trabalhadores do setor de transporte, o governo e a sociedade. Em virtude dos atendimentos e das orientações fornecidas pelas equipes do Despoluir, cerca de 90% da frota avaliada se mantêm dentro dos padrões legais, o que significa menos emissões de poluentes e mais qualidade de vida para os trabalhadores do setor e a sociedade.

Não perca tempo e faça parte do Despoluir! Veja como participar:

Entre em contato com a Federação de transporte da sua região e solicite a visita da equipe técnica. Clique aqui para agendar o seu atendimento!

Para mais informações, entre em contato com nossa Central de Relacionamento (0800 728 2891) ou use o Fale Conosco.

Conheça as outras linhas de ação do Despoluir