Compartilhe

Despoluir participa da Semana Mundial da Saúde do SEST SENAT e atende a 50.605 caminhoneiros em todo o país

18/04/2019

Grande ação do SEST SENAT com o tema, “Quando eu pego a estrada, quem acelera é o Brasil” levou atendimentos focados na saúde e na qualidade de vida dos transportadores de todo o Brasil.


Imagem: Divulgação/Despoluir

O SEST SENAT realizou a Semana Mundial da Saúde, uma grande ação de atendimento gratuito aos caminhoneiros do Brasil, de 7 a 12 de abril de 2019.

 
Equipes das Unidades Operacionais estiveram em mais de 70 pontos de concentração desses profissionais – como postos de combustíveis, terminais de cargas e centros de distribuição. 

 
Foram realizados atendimentos de saúde bucal, aferição de pressão arterial e aulas de alongamento, com foco na prevenção de doenças da coluna e orientação sobre a boa postura corporal. Também foram prestadas informações sobre alimentação saudável e os riscos do uso de álcool e de drogas. 

 
Como forma de incrementar os atendimentos aos caminhoneiros e incentivá-los ao desenvolvimento sustentável do transporte, a Semana Mundial da Saúde também realizou avaliações veiculares ambientais em seus veículos, uma ação realizada há mais de dez anos pelo nosso Programa Ambiental do Transporte (Despoluir). Lembrando que o Despoluir é uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte - CNT, do Serviço Social do Transporte - SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT. As equipes do Programa estiveram nos pontos de concentração, prestaram orientações técnicas ambientais e aferiram, gratuitamente, a opacidade emitida pelo escapamento dos caminhões movidos a diesel, com o objetivo de verificar se estão ambientalmente regulares, reduzindo a poluição e melhorando a qualidade do ar que respiramos, sobretudo em áreas urbanas.

 
Confira imagens de atendimentos prestados por equipes do Despoluir na ação:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Os caminhoneiros que tiverem seus veículos aprovados na avaliação do Programa receberam o Selo Despoluir. Já os responsáveis pelos veículos não aprovados, receberem orientações técnicas para providenciarem a manutenção corretiva de seus veículos para uma futura avaliação. 

 
Com a ação "Quando eu pego a estrada, quem acelera é o Brasil", a CNT e o SEST SENAT contribuiram para melhorar a saúde e a qualidade de vida de milhares de caminhoneiros, além de terem promovido o transporte sustentável no Brasil. 

 
Serviço:
Participe do Despoluir. Agende o seu atendimento gratuito clicando aqui.

Imprensa