Compartilhe

17 de maio, Dia da Reciclagem

20/05/2019

Conheça a reciclagem e aprenda ações sustentáveis que conservam o meio ambiente e a nossa saúde.


Foto: Marcello Casal Jr (Câmara dos Deputados)

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a reciclagem é um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados, e uma das principais finalidades é a reintrodução desses materiais no ciclo produtivo.

No Brasil, a reciclagem assume maior relevância ao se constatar que, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), o país gerou 78,4 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) somente no ano de 2017, e que parte considerável desses resíduos não teve a sua destinação adequada, impactando negativamente a saúde pública e o meio ambiente. Acrescenta a Associação que cada brasileiro gerou 378 kg de resíduos no citado ano, volume que cobriria 1,5 campo de futebol.

Com base nesses dados preocupantes, é imprescindível que tenhamos conhecimento sobre o papel do setor transportador neste tema.

O Programa Despoluir, iniciativa conjunta entre a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), entende que disseminar informações sobre a reciclagem é fundamental para a solução dos problemas ocasionados pelos resíduos no Brasil. Por essa razão, o Programa orienta os transportadores sobre diversas boas práticas relacionadas à gestão e à destinação de resíduos. Veja dicas contidas nos Guias Rápidos do Despoluir:

Óleos lubrificantes automotivos – uso e destinação adequada
  • Troque o óleo lubrificante do veículo em prestadores de serviços especializados e que atendam à legislação ambiental sobre o tema;
  • Garanta que o óleo lubrificante seja retirado do motor do veículo de forma segura e armazenado corretamente (em recipientes adequados e resistentes a vazamentos), enquanto aguarda a coleta por agente autorizado; e
  • Nunca descarte óleo lubrificante usado em solos, águas, bueiros ou em sistemas de esgoto, nem promova a sua queima. Todo o óleo lubrificante usado deve ser destinado à reciclagem (rerrefino). Para isso, entregue esse resíduo somente a coletores autorizados.
Conheça a íntegra e baixe grátis o Guia Rápido sobre óleos lubrificantes automotivos aqui.

Baterias automotivas – boas práticas no uso e na destinação
  • Quando for trocar a bateria do seu veículo, sempre recorra a profissionais especializados e que cumpram a legislação ambiental sobre o assunto;
  • Nunca descarte baterias usadas em aterro sanitário, nem incinere ou lance esses resíduos no meio ambiente, seja em áreas urbanas ou rurais; e
  • Entregue a sua bateria veicular usada em estabelecimentos de vendas desses produtos, pois eles têm a obrigatoriedade de realizarem sua coleta, armazenamento e destinação correta.
Conheça a íntegra e baixe grátis o Guia Rápido sobre baterias automotivas aqui​.

Lixo – faça a sua parte
  • Faça a coleta seletiva do lixo em sua casa. Se possível, tenha separadores nas cores padrão para os diversos tipos de resíduo, como papel, metal, plástico e vidro;
  • Embale os resíduos orgânicos separadamente, como restos de alimentos, ou, pelo menos, separe-os do que é reciclável e do não-reciclável; e
  • Guarde o óleo de cozinha utilizado em vidros ou garrafas PET. Esse resíduo deve ser entregue a agentes autorizados ou doado a instituições que produzam sabão.
Conheça a íntegra e baixe grátis o Guia Rápido sobre destinação do lixo aqui​.

Ademais, o Despoluir oferece gratuitamente ao setor de transporte e à sociedade outras orientações sobre o tema, por diversos meios, como site, vídeos, áudios, publicações técnicas (conheça os nossos estudos e pesquisas aqui​). O Programa atua, também, na formulação de parcerias e de políticas públicas junto aos principais atores do país que lidam com o assunto, além de promover debates nos âmbitos regional e federal, abordando, desde a destinação correta de resíduos, como baterias automotivas e óleos lubrificantes, até o reúso de água pelo setor de transporte, evitando assim, o desperdício.

Adicionalmente, o Programa apresentou ao governo brasileiro um inédito e impactante estudo sobre renovação de frota e reciclagem de veículos no país, intitulado “Plano Nacional de Renovação de Frota de Caminhões (RenovAr)”, visto que estas são iniciativas estratégicas e inter-relacionadas, que geram diversos benefícios ambientais, econômicos e sociais.

O Brasil oferece grande potencial de implementação de um plano contínuo de renovação de frota e de reciclagem de veículos: segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), até fevereiro de 2019, o país contabilizou mais de 100 milhões de veículos, os quais, necessariamente, requisitarão uma destinação adequada no seu fim de vida útil.

No Plano RenovAr, o Despoluir priorizou, inicialmente, a renovação da frota nacional de caminhões utilizados pelos autônomos, em virtude da sua elevada idade média, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O estudo revelou que, além de reduzir a emissão de poluentes por caminhões com tecnologia defasada e aumentar a qualidade do ar, um plano de renovação de frota e reciclagem para esse público engajaria os principais atores envolvidos na cadeia automotiva (indústrias, transportadores, operadores de desmontagem de veículos, empresas de tratamento e reciclagem de resíduos e outros) e garantiria outros ganhos socioambientais, como mais segurança, eficiência logística e mobilidade da frota, menores custos operacionais e aumento da empregabilidade do transportador autônomo.

Despoluir, informando e formando cidadãos conscientes.​

Redação