Compartilhe

05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente

05/06/2019

Em 2019, o tema será a poluição do ar. Confira o que o setor de transporte tem feito pelo Brasil, por meio do Programa Despoluir.


Imagem: divulgação/Despoluir.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho, e a data foi recomendada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua Conferência sobre Meio Ambiente realizada em Estocolmo, na Suécia, em 1972.

À época da Conferência, a principal prioridade da ONU na criação da data comemorativa era a necessidade de se considerar os aspectos ambientais como a gestão dos ecossistemas, a governança ambiental, os desafios quanto às substâncias nocivas, à eficiência dos recursos e às mudanças climáticas como fatores relacionados à degradação da qualidade de vida. Para solucionar estes desafios, todos os países, entidades e pessoas deviam se mobilizar para promover ações de conservação ambiental.

Hoje, passados 47 anos, a necessidade de se promover essas ações de conservação ambiental se apresenta de modo imperativo, tendo em vista que os impactos negativos das atividades antrópicas (decorrentes da ação humana no meio ambiente) na saúde pública e na natureza se acentuaram demasiadamente.

Para alertar o mundo sobre a situação de urgência causada pela poluição, a ONU divulga – com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) – que as emissões atmosféricas causam cerca de 7 milhões de mortes prematuras anualmente. Por essa razão, neste ano, a poluição do ar é o tema definido pela ONU para o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Para comemorar a data e incentivar ações de preservação da qualidade do ar, a ONU propõe uma programação com diversas ações de engajamento para os diferentes setores da sociedade. No que tange ao transporte, a mobilidade urbana é um dos focos das ações. Conheça a Campanha Respire Vida e as demais ações de engajamento da ONU aqui.

Brasil: há mais de dez anos, a CNT, o SEST e o SENAT atuam em favor da qualidade do ar

Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

Para auxiliar na conquista desse direito básico, a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) criaram, em 2007, o Programa Despoluir, uma iniciativa que há cerca de doze anos promove o desenvolvimento sustentável do setor de transporte.

No Brasil, amplia-se a demanda por iniciativas em prol da qualidade do ar.  Enfrentamos expressivas emissões de poluentes e gases de efeito estufa causadores do aquecimento global, entre eles, o dióxido de carbono (CO2). O gráfico a seguir demonstra as emissões líquidas de CO2 no Brasil*.



Uma das principais ações criadas pelo Despoluir, e que está fortemente associada ao combate à poluição do ar proposto pela ONU, é a Avaliação Veicular Ambiental, cujo objetivo é promover a regularização ambiental da frota brasileira de veículos rodoviários movidos a diesel.

Para evidenciar a importância dessa linha de ação, o Programa já realizou mais 2,6 milhões de avaliações veiculares ambientais dos transportadores de todo o Brasil, e graças ao atendimento gratuito prestado pelo Programa, cerca de 85% da frota de ônibus e caminhões aferidos pelo Despoluir se mantêm dentro dos padrões legais de emissão determinados.

Dentre outros benefícios das avaliações veiculares do Despoluir, destacam-se a melhoria da qualidade do ar – resultante da redução da emissão de poluentes e gases de efeito estufa, – e a significativa economia dos transportadores com manutenções corretivas e com combustível.

Ademais, o Programa dissemina informações técnicas referentes às suas outras linhas de ação dedicadas à gestão e educação ambiental, inovação, e premiações ambientais com o intuito de incentivar boas práticas, preservar os recursos naturais e evitar todas as formas de poluição. 

Comemore conosco o Dia Mundial do Meio Ambiente: não deixe de inspecionar o seu veículo de ciclo diesel, agendando o atendimento gratuito com uma de nossas federações, clicando aqui

---------------------------------------

*Fonte: 3ª Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (MCTIC, 2016). Observação: ano base, 2010.

Imprensa