Compartilhe

22 de junho, Dia do Aeroviário

22/06/2020

O Despoluir parabeniza os aeroviários e destaca a importância da sustentabilidade da aviação brasileira


Imagem: aeromagazine.uol.com.br

Hoje, 22 de junho, é o Dia do Aeroviário no Brasil. Essa profissão, regulamentada pelo Decreto nº 1.232, de 1962, é fundamental para a segurança e a eficiência do transporte aéreo de passageiros e cargas. Os aeroviários são os trabalhadores que atuam nas atividades das empresas de aviação realizadas em solo, como manutenção de aeronaves, controle de tráfego aéreo, análise do tempo (temperatura, chuvas, ventos, etc.), despacho de bagagens e atendimento ao público nos aeroportos. Diversos profissionais pertencem a essa importante categoria, como mecânicos, engenheiros, controladores de voos, meteorologistas e agentes aeroportuários.

Na atual pandemia da Covid-19, a atuação dos aeroviários tem sido indispensável para o combate ao coronavírus e a continuidade das atividades essenciais do país, assegurando a adoção das medidas adequadas de prevenção nos aeroportos e a higienização e a desinfecção dos aviões. O compromisso desses trabalhadores permite a logística de remédios, aparelhos hospitalares, equipamentos de proteção individual (EPIs) e produtos antissépticos, bem como o transporte de médicos, enfermeiros, pesquisadores e outros profissionais.

Os dados mais recentes disponibilizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) apontam que há mais de 29 mil aeroviários no Brasil [1]. Em 2019, esses trabalhadores contribuíram para que as empresas aéreas brasileiras transportassem mais de 104,3 milhões de passageiros e de 679,8 mil toneladas de cargas e Correios, em voos domésticos e internacionais [2]. 

O Programa Despoluir, iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte (CNT), do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), entende que o desempenho sustentável do modal aéreo é imprescindível para favorecer a economia, o meio ambiente e a qualidade de vida da população. Com essa visão, o Despoluir incentiva a adoção de boas práticas de gestão ambiental, a inovação e o uso de tecnologias e combustíveis mais eficientes e limpos nesse segmento transportador. 

Adicionalmente, o Programa participa das discussões de políticas públicas sustentáveis, fornecendo informações relevantes sobre as demandas dos transportadores, com foco na melhoria do seu desempenho ambiental. Em relação ao transporte aéreo, na publicação “Contribuições do Setor de Transporte ao Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC)”, defende o desenvolvimento de uma Política Nacional de Bioquerosene de Aviação, um combustível sustentável, de origem renovável, que contribui para a redução da emissão de poluentes na atmosfera. Como resultado, esse posicionamento ganhou atenção nas articulações relacionadas à Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio).

O Despoluir mantém a sua missão de promover a melhoria da qualidade de vida dos transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade socioambiental. Um dos seus propósitos é que o desenvolvimento do setor de transporte leve a melhores condições de trabalho e de valorização de seus profissionais. Nesse sentido, os trabalhadores do setor, como os aeroviários, podem usufruir gratuitamente dos serviços oferecidos pelo Sistema CNT SEST SENAT, incluindo cursos de educação ambiental. 

Os aeroviários podem conhecer mais sobre esses serviços por meio do telefone 0800 728 28 91, dos sites cnt.org.br e sestsenat.org.br ou de visita a uma das Unidades de atendimento mais próxima (veja a Unidade mais próxima aqui).

Parabéns pelo seu dia, aeroviários de todo o Brasil!

Para o Sistema CNT SEST SENAT, o melhor do setor de transporte sempre será você, caro(a) trabalhador(a).

----------------------------

[1] Fonte: Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) - Anuário do Transporte Aéreo 2018.
[2] Fonte: Confederação Nacional do Transporte (CNT) - Painel CNT do Transporte - Aéreo.