Uma empresa alemã está construindo o maior posto de carregamento rápido de veículos elétricos do mundo, bem debaixo dos olhos de gigantes automobilísticas como BMW e Mercedes.
A estação de carregamento tem um conceito futurístico e vai permitir que clientes usem um aplicativo em seus smartphones para programarem o carregamento de seus carros enquanto descansam, fazem compras, almoçam ou trabalham dentro do próprio posto.
O Innovationspark Zusmarshausen (Parque da Inovação de Zusmarshausen) terá capacidade para carregar 4 mil carros por dia com energia de fontes renováveis, o que evitaria que cerca de 60 mil toneladas de gás carbônico deixassem de ser emitidas por ano para a atmosfera.
Segundo a Sortimo, empresa responsável pelo projeto, a obra deve ficar pronta em 2018.
Zusmarshausen é um município no estado da Baviera cruzado pela rodovia A8, que separa as dependências da Mercedes e Porsche da Audi e da BMW e é usada por diversas montadoras para fazer testes de veículos.
Por isso, o posto vai na certa chamar atenção das companhias, ainda estacionadas na era dos combustíveis fósseis.
Empreendimento ficará entre as sedes das maiores montadoras alemãs (Foto: Divulgação).
Os carregadores mais potentes do parque, com capacidade de até 350 kilowatts (kW), serão capazes de carregar a bateria de carros elétricos em cerca de 10 minutos, segundo a Sortimo.
Enquanto esperam, os usuários poderão, por exemplo, retirar produtos encomendados antecipadamente em caixas na estação enquanto deixam a bateria do carro carregando.
Dos 144 carregadores do parque, 24 serão "supercarregadores” de recarregamento rápido.
A Sortimo promete ainda que o local será próximo da natureza, o que possibilitaria passeios ao ar livre aos visitantes.
As estações de carregamento serão destravadas por meio de um aplicativo, com o qual o usuário pode se registrar, escolher o tipo de carregamento e definir em que horário voltará para pegar o carro.
Apoio estatal
A ideia do Innovationspark Zusmarshausen ajudaria a superar um dos principais obstáculos à adoção dos veículos elétricos, a autonomia limitada da bateria, e vem em momento político mais favorável aos veículos elétricos no país, que discute ainda em fase inicial a possibilidade de banir a venda de modelos a gasolina ou diesel a partir de 2030.
O Ministério Federal dos Transportes e Infraestrutura Digital da Alemanha também disponibilizou 300 milhões de euros para a construção de uma infraestrutura de carregamento no país no período de 2017 a 2020.
Essa linha de financiamento será usada em parte pelo projeto da Sortimo, que contabiliza investimento de 15 milhões de euros na primeira fase do projeto, de acordo com o jornal FAZ.
O ministro dos Transportes, Alexander Dobrindt, também compareceu ao evento de apresentação do Innovationspark.
Embora a fatia de mercado dos elétricos e híbridos ainda represente apenas 0,73% da frota na Alemanha, com 72,7 mil unidades, bem atrás de países como Noruega e Suécia, o número tende a aumentar.
Em 2016, houve aumento de 50% da frota sobre 2015, segundo dados da Agência Internacional de Energia.
No mercado global, o número também tem crescido de maneira promissora: superou 2 milhões de unidades em 2016, com crescimento de 60% sobre a frota de 2015. A agência prevê que o estoque mundial de automóveis elétricos poderá chegar a 70 milhões de unidades em 2025.
Supercarregadores poderão 'abastecer' carro elétrico em cerca de 10 min (Foto: Divulgação).