Compartilhe

SEST SENAT: essencial para o transporte, essencial para o Brasil

24/10/2017

Cursos e ações contribuem para trânsito seguro, estimulam a cidadania e incentivam a redução dos impactos ao meio ambiente; primeira reportagem da série “Transformar vidas. Essa é a nossa missão”


Por Notícias SEST SENAT
Foto: Divulgação.

O pernambucano José Francisco de Lima mora em Brasília, tem 41 anos e há oito é motorista profissional de ônibus urbanos. Para se qualificar, fez cinco cursos do SEST SENAT – nas áreas de coletivo, táxi, emergência, cargas indivisíveis e perigosas. O relato de Lima sobre o trabalho da instituição, que completará 25 anos em 2018, confirma que a atuação das 143 unidades no país contribui para gerar benefícios para toda a sociedade. “A formação do SEST SENAT é perfeita. Por isso, tantas pessoas fazem os cursos. A principal contribuição para o trânsito é em relação à segurança. Com mais habilidade, adquirida nos treinamentos, ajudamos a reduzir os acidentes. Os instrutores são muito bons.” 

Ele cita o estímulo à cordialidade no trânsito, à redução do consumo de combustível e da poluição como pontos positivos das centenas de treinamentos oferecidos em todas as regiões do Brasil. “Depois dos cursos, melhoramos a qualidade do atendimento aos passageiros. O ser humano é falho. Mas, com qualificação, aprendemos a ter mais paciência, a saber esperar, a ter mais educação no trânsito. O SEST SENAT nos ensina a exercer a cidadania, a ter empatia. Aprendemos fazer a coisa certa com o outro”, afirma o pernambucano.

Além da qualificação profissional, a instituição atua fortemente para levar mais saúde e qualidade de vida aos trabalhadores do setor e a seus familiares. Criada em 1993,  contabiliza mais de 110 milhões de atendimentos. Só em 2017, de janeiro a agosto, foram mais de 5 milhões (2,9 milhões na área de desenvolvimento profissional e 2,1 milhões na de promoção social). 

“O SEST SENAT transformou a minha vida e da minha família”, define Regina Célia Martins, esposa do funcionário do metrô do Distrito Federal, Renato Martins. Ele já recebeu atendimento odontológico, fez natação, pilates e tratamento nutricional. A esposa e a filha Nicole, de 10 anos, também foram atendidas em Brasília. família_regina_celia.jpgEm 2014, Regina estava acima do peso, com triglicerídeos e colesterol altos, falta de ar e batimento acelerado do coração, além de alguns problemas psicológicos.

“Eu já tinha gastado muito dinheiro procurando vários médicos. Foi quando uma amiga avisou que eu tinha acesso aos serviços do SEST SENAT gratuitamente, uma vez que meu marido é trabalhador do setor de transporte”, conta. Para Regina, o tratamento integrado foi responsável por uma transformação na vida dela. “Os atendimentos me trouxeram paz e equilíbrio. Estou bem melhor.”


Gratuidade e transparência


Os exemplos da família de Regina e do pernambucano Lima demonstram a importância do SEST SENAT para milhares de vidas em todo o país. Para realizar essas transformações na sociedade, a instituição foca na transparência e possui 100% de gratuidade aos trabalhadores autônomos e às empresas contribuintes com o sistema. As informações sobre a atuação, a composição e os recursos arrecadados são públicas e disponíveis no portal do SEST SENAT. A instituição mantém auditoria interna permanente e uma área voltada à governança coorporativa e ao Compliance. Também presta contas e é fiscalizada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) e pela CGU (Controladoria-Geral da União).

“Nesses quase 25 anos de atuação, o SEST SENAT tem demonstrado sua importância para a qualificação dos trabalhadores do setor e para a qualidade de vida desses profissionais e de seus familiares. Toda a sociedade ganha com os treinamentos, que contribuem para o aumento da segurança no trânsito e para a redução de danos ao meio ambiente”, afirma o presidente dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Clésio Andrade.

Arrecadação


Todas as ações realizadas pelo SEST SENAT são mantidas com a contribuição compulsória paga por alguns segmentos de pessoas jurídicas e transportadores rodoviários autônomos. Empresas de transporte rodoviário, de locação de veículos, de transporte de valores e de distribuição de petróleo são obrigadas a contribuir com a instituição, conforme a lei federal nº 8.706/93 e os decretos nº 1.007/93 e nº 1.092/94. A alíquota é a mesma para as empresas e autônomos: 1,5% para o SEST e 1% para o SENAT.

“É por meio dessa arrecadação que conseguimos oferecer inúmeras opções de cursos presenciais e a distância, de atendimentos de saúde e de atividades de lazer aos trabalhadores do transporte. O SEST SENAT se consolida a cada dia como referência no setor por proporcionar um serviço de qualidade, revolucionando a atuação dos trabalhadores na sociedade”, afirma a diretora executiva nacional da instituição, Nicole Goulart. A qualidade dos atendimentos e das instalações das unidades teve avaliação positiva superior a 90% em recente pesquisa de satisfação encomendada pela instituição.

O SEST SENAT oferece mais de 400 cursos presenciais e 204 cursos de educação a distância, sendo os especializados para condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros e de produtos perigosos os mais procurados. Também realiza campanhas e palestras, e desenvolve projetos especiais, como o Escola de Motoristas Profissionais, o Primeira Habilitação para o Transporte – CNH Social e o Habilitação Profissional para o Transporte: Inserção de Novos Motoristas. Além de oferecer atendimentos de fisioterapia, de nutrição, de psicologia e de odontologia, e atividades de esporte, lazer e cultura.

Nas próximas reportagens, você vai saber mais sobre algumas áreas de atuação do SEST SENAT que trazem reflexos positivos para toda a sociedade. 

Leia também:
Treinamento e tecnologia contribuem para aumentar segurança no trânsito

Repórteres:
Evie Gonçalves
Natália Pianegonda