Compartilhe

Rio obriga empresas de ônibus a usar Biodiesel B20

22/01/2018

Um dos objetivos é a redução de 70% das emissões de dióxido de carbono (CO2).


Por Portal Lubes
Divulgação/Portal Lubes

Decreto do Prefeito Marcelo  Crivella, desta terça-feira (9/01), no Diário Oficial do Município, obriga empresas de ônibus a utilizarem 20% de Biodiesel (B20) no combustível fóssil (diesel) em suas frotas, para redução de 70% das emissões de dióxido de carbono (CO2).

Caberá à Secretaria Municipal de Transportes fiscalizar o cumprimento dessa exigência, editando normas necessárias para sua execução.
Em suas considerações, o decreto cita o estudo da OMS – Organização Municipal de Saúde que atribui a emissões do dióxido de carbono o aumento da temperatura atmosférica, com alterações climáticas e proliferação de mosquitos transmissores da dengue, malária e febre amarela, que causam mortes, principalmente em comunidades carentes.

Biodiesel B20 reduzirá gases tóxicos em 14%

Segundo os centros de pesquisas, a adição de 20% de Biodiesel ao combustível reduz a quantidade de gases tóxicos em 14%, o que inclui monóxido de carbono (CO), óxidos de enxofre (SOx), hidrocarbonetos (HC) e material particulado (MP).
Testes da Fetranspor em concessionárias de ônibus no Município do Rio, com supervisão da Agência Nacional do Petróleo e Gás, pelo Instituto Estadual do Ambiente /Inea-RJ, pela Petrobras e por centros de pesquisas, concluíram que a adição de B20 ao combustível não alterou o rendimento dos motores.

Imprensa