Compartilhe

Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar chega à 16ª edição e reconhece alternativas sustentáveis

08/06/2018

As solenidades acontecem no Ceará (07/06), Maranhão (26/06) e no Piauí (28/06), premiando as melhores iniciativas de cunho socioambientais dos transportadores em cada estado.


Por Fetrans
Imagem: Divulgação/Fetrans.

A busca por alternativas sustentáveis que permitam o crescimento e o desenvolvimento das sociedades sem a degradação do ambiente é uma realidade mundial. Em um contexto onde se fazem necessárias iniciativas de preservação do meio natural, a FETRANS realiza a 16ª edição do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA). As ações de incentivo a preservação realizadas durante todo o ano chegam ao seu ápice com as solenidades que acontecem nos estados do Ceará (07/06), Maranhão (26/06) e Piauí (28/06), premiando as melhores iniciativas de cunho socioambientais dos transportadores em cada estado.

O Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar é uma ação realizada anualmente por meio do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte da FETRANS, que trabalha, desde 2007, com linhas de ações sincronizadas que promovem o engajamento dos transportadores e da sociedade nas práticas de transporte ambientalmente corretas. Um dos objetivos é ir além da esfera econômica, mostrando à sociedade que é possível trabalhar em busca da sustentabilidade do planeta em todos os setores.

Entre os reconhecimentos concedidos pela FETRANS está o Certificado de Qualidade Empresa 100%, conferido às empresas cuja frota esteja totalmente aprovada pelo Programa Despoluir e que não tiveram nenhuma multa aplicada pelos órgãos fiscalizadores ambientais. O período de avaliação dos veículos começou no dia 1° de junho de 2017 e terminou no dia 31 de março de 2018. O critério “Ação Inovadora”, criado na edição 2016, permanece nesta edição reconhecendo as três melhores ações na busca por soluções criativas ambientalmente sustentáveis.

Um dos grandes momentos do PMQA é a entrega do Troféu Destaque Ambiental, destinado a uma instituição ou personalidade que tenha implementado ações para uma sociedade mais sustentável. Nessa edição, os agraciados com o troféu são: no Ceará, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque; no Maranhão, a Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL); e, no Piauí, a Polícia Militar do Piauí – Batalhão da Polícia Ambiental (BPA).

Sobre o Despoluir

Desde que foi criado, em 2007, o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte tem trabalhado firme na promoção do engajamento de transportadores, caminhoneiros autônomos, taxistas e sociedade em ações de conservação do meio ambiente, como forma de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento.

O Despoluir incentiva a incorporação de novas ações no setor, que passou a assumir sua parcela de responsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado. Além dos benefícios diretos para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população, as ações de conscientização dos agentes envolvidos têm como consequência a redução de custos, o aumento da eficiência operacional e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores.

O Despoluir consiste em vários projetos implementados pelo Sistema CNT e executados pelas federações, além de parcerias firmadas com os setores público e privado que fortalecem o programa. Um dos seus principais projetos é a inspeção veicular ambiental na frota das empresas de transportes de passageiros e cargas, onde contribui para a redução da emissão de gases tóxicos na atmosfera.

Cerca de 3.260 ônibus e caminhões foram inspecionados pelo programa Despoluir no Ceará, 1.760 no Maranhão e 773 no Piauí durante o período de avaliação do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar, número que não se limita aos inscritos no Prêmio. Neste ano (de janeiro a abril), 3.113 veículos foram inspecionados até o momento no Ceará, Piauí e Maranhão. Desses, 92,6% dos veículos foram aprovados em relação à emissão de fumaça. Com o trabalho intensivo da equipe do Despoluir foi possível conquistar a aprovação da quase totalidade dos ônibus de passageiros e veículos de cargas.

SERVIÇO


Informações: (85) 3261.7066 / 3264.1531


Comunicação