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Transporte metroferroviário necessita de R$ 170 bi em investimentos

13/07/2018

Clésio Andrade destaca a necessidade da integração e da modernização dos modos de transporte no país


Por Agência CNT de Notícias
Foto: Arquivo

Para modernizar e ampliar a infraestrutura e realizar um planejamento adequado do transporte de passageiros sobre trilhos, o Brasil precisaria investir cerca de R$ 170 bilhões, de acordo com os dados da CNT (Confederação Nacional do Transporte). Em entrevista ao Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, Clésio Andrade, presidente da CNT e dos conselhos nacionais do SEST e do SENAT, aponta, ainda, que a integração do transporte metroferroviário aos demais modos de transporte é necessária e urgente.


O executivo, que participará da abertura do Fórum, no próximo dia 18 de julho (quarta-feira), em Brasília, falou também sobre os benefícios que o país terá com a expansão do transporte metroferroviário, investimentos necessários, novas tecnologias, importância do evento para o setor e o país, entre outros pontos.

O evento, com inscrições gratuitas, reunirá pré-candidatos à Presidência da República, especialistas, presidentes de operadoras e representantes de entidades com atuação nacional e internacional.  O objetivo do Fórum de Mobilidade ANPTrilhos é debater e propor ações voltadas à ampliação e modernização da rede de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil

Acompanhe a entrevista com Clésio Andrade, Presidente da CNT, entidade patrocinadora do Fórum de Mobilidade ANPTrilhos: 

De que forma o Brasil pode se beneficiar com a expansão e desenvolvimento do sistema metroferroviário de passageiros?

Clésio Andrade: A expansão do sistema metroferroviário é fundamental para melhorar a mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras. O transporte de passageiros sobre trilhos tem uma função estruturante, com forte impacto social, pois oferece maior capilaridade e agilidade ao sistema de transporte. Isso reduz o tempo de deslocamentos dentro das cidades, oferece maior segurança aos passageiros, reduz os congestionamentos e contribui para diminuir a emissão de gases na atmosfera. Ressalto que há um conjunto de fatores decorrentes do transporte sobre trilhos que contribui diretamente para dinamizar as cidades e melhorar a qualidade de vida da população. 

De que forma o transporte de passageiros sobre trilhos pode contribuir para sanar o déficit na mobilidade urbana do país?

Clésio Andrade: Uma das soluções, sem dúvida, é acelerar a expansão do transporte de passageiros sobre trilhos. O Brasil precisa realizar fortes investimentos em infraestrutura urbana para afastar o risco de colapso das grandes cidades e das regiões metropolitanas. Atualmente, mais de 80% da população vivem no meio urbano. Convivemos com uma frota de veículos muito acima da capacidade das vias. O crescimento acelerado das cidades, nas últimas décadas, não foi acompanhado da expansão da infraestrutura de transporte e isso atrasa o desenvolvimento econômico, dificulta a geração de empregos e causa muitos transtornos no dia a dia da população. A CNT calcula que é necessário investir cerca de R$ 170 bilhões em metrôs e trens de passageiros para modernizar e ampliar a infraestrutura e realizar um planejamento adequado do transporte sobre trilhos, sempre integrado ao sistema de ônibus. Essa é a condição mínima para atender à expansão da demanda pelo transporte de massa, para a melhoria da mobilidade urbana e para garantir o desenvolvimento sustentável dos grandes centros urbanos. 

Quais as ações que a CNT desenvolve focadas no setor de transporte de passageiros sobre trilhos?

Clésio Andrade: A CNT investe na capacitação do setor, no incentivo e na promoção da inovação e em informações qualificadas para subsidiar a construção de políticas públicas consistentes para o transporte de passageiros sobre trilhos. Quero destacar o esforço inédito que estamos fazendo, por meio do ITL e do SEST SENAT, para qualificar profissionais e executivos do setor. Está em andamento a primeira turma do curso de Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários. Esse curso é ministrado pela Deutsche Bahn Rail Academy, organização do Grupo DB (Deutsche Bahn), um dos maiores operadores de transporte multimodal de cargas e de passageiros do mundo e da maior rede ferroviária da Europa, que tem sede em Berlim, na Alemanha. Esperamos que uma gestão mais qualificada resulte em mais produtividade, eficiência e em redução de custos no transporte ferroviário de passageiros e de cargas. Além disso, o SEST SENAT oferece aos trabalhadores do transporte e seus familiares 433 cursos presenciais e mais 200 cursos a distância nas mais diversas áreas de conhecimento. No campo da inovação, temos em andamento programas com duas importantes universidades dos Estados Unidos: Stanford e Singularity – HSM, que têm nos ajudado a introduzir o pensamento inovador no setor de transporte. Também destaco o Conecta, um programa que está impulsionando startups que oferece projetos inovadores para o transporte no Brasil. 

Qual o papel da tecnologia para o desenvolvimento do setor?

Clésio Andrade: Estamos vivendo uma revolução tecnológica sem precedentes, com mudanças em ritmo acelerado. Não só as máquinas estão evoluindo em escala exponencial, mas também as formas de organização das empresas e da sociedade. Tudo isso exige das empresas e dos profissionais uma grande flexibilidade, constante atualização e agilidade para inovar e incorporar os avanços oferecidos pelas tecnologias digitais. O setor transportador é estratégico para o desenvolvimento do Brasil. A inovação e o uso intensivo de novas tecnologias podem tornar o transporte mais ágil, mais eficiente e mais competitivo. Esse é um salto fundamental para que o Brasil possa crescer de forma rápida e sustentável.

Qual a importância de um evento como o Fórum de Mobilidade ANPTrilhos para o país e a relevância do mesmo para a mobilidade brasileira?

Clésio Andrade: O Fórum de Mobilidade é uma importante iniciativa da ANPTrilhos para discutir os desafios e projetar o futuro do setor. A programação do Fórum traz temas de alta relevância. Um dos pontos altos deve ser o encontro com presidenciáveis. Em ano eleitoral, o debate e a reflexão são ainda mais relevantes, pois a escolha do presidente da República e do novo Congresso vai definir o modelo de desenvolvimento que teremos nos próximos anos. No Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, teremos a oportunidade de identificar os postulantes que vão se posicionar claramente a favor da continuidade das reformas e da modernização do Estado brasileiro. Esses estarão mais qualificados para realizar fortes investimentos em infraestrutura e para seguir com um projeto de desenvolvimento nacional sustentável e de longo prazo.