Compartilhe

Despoluir: Regulagem da frota evita multas da Cetesb e contribui com o meio ambiente

Despoluir: Regulagem da frota evita multas da Cetesb e contribui com o meio ambiente

Nesta época do ano as condições atmosféricas dificultam a dispersão de poluentes provocando grande aumento na poluição do ar. E como todos já sabem, os veículos movidos a diesel são grandes influenciadores na piora da qualidade do ar que todos respiramos.

Por isso, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) realiza a Operação Inverno com o objetivo de multar veículos emitindo fumaça preta em excesso. Atualmente o valor da multa é de R$ 1.745,40.

O primeiro megacomando aconteceu na semana passada com a aplicação de cerca de 800 multas. E outras operações serão realizadas nas próximas semanas.

O presidente da FETCESP, Carlos Panzan, ressalta que o setor de transporte precisa estar envolvido neste tema e desenvolver ações para contribuir com a preservação do meio ambiente e manter a frota regulada. Para isso pode contar com o Programa Despoluir da FETCESP que atende as empresas do TRC no Estado de São Paulo. São sete unidades móveis com atendimento gratuito em todas as regiões do Estado de São Paulo.

Por ser certificado pela Cetesb , o Programa Despoluir consegue oferecer à empresa parceira a possibilidade de recurso em caso de autuação por excesso de fumaça preta, reduzindo em 70% o valor da multa após a comprovação das devidas manutenções e restabelecimento dos limites permitidos de emissões.

Todo o procedimento é realizado nas dependências da empresa transportadora e para cada aferição de veículo é emitido um Relatório de Avaliação Veicular Ambiental, além de um Selo de Aprovação do Despoluir, que é colado no para-brisa do veículo que alcançar os resultados mínimos exigidos pela legislação.

A FETCESP tem unidades móveis nas cidades de Bauru (Sindbru), Campinas (Sindicamp), São Paulo (FETCESP), Ribeirão Preto (Sindetrans), São Caetano do Sul (Setrans), São José do Rio Preto (Setcarp) e Sorocaba (Setcarso).

O Programa Despoluir é realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e Sest Senat com o apoio das federações de transportes.

Mais informações

E-mail: coordenacaodespoluir@fetcesp.com.br

Whatsapp:  (11) 98492-7304.

Telefone: (11) 2632-1022