Compartilhe

Empresas de transporte de passageiros receberam o 'Prêmio Gaúcho Despoluir'

Divulgação/Fetergs Empresas de transporte de passageiros receberam o 'Prêmio Gaúcho Despoluir'

Rio Grande do Sul

O Programa Gaúcho Despoluir, mantido pela Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Sul – Fetergs​, em convênio com a Confederação Nacional do Transporte- CNT, entregou troféus  e certificados a 21 empresas de transportes coletivos do Estado. Elas foram avaliadas para aferir os níveis de emissão de gases poluentes em seus  veículos. Entre as classificadas, as nove que apresentaram o melhor desempenho receberam o Troféu Despoluir.

Através de opacímetros – equipamentos que medem a emissão de gases – equipes do Programa avaliaram os veículos de 143 empresas de transportes de passageiros. As que apresentaram níveis de emissão de gases permitidos por resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, receberam o Selo Despoluir. E as de melhor performance foram premiadas.

Para o presidente da Fetergs, Pedro Antonio Teixeira, o número de empresas que participam voluntariamente do Programa Gaúcho Despoluir e os resultados apresentados demonstram que para o setor a preservação do meio ambiente não é retórica:

  • O trabalho da Fetergs, a adesão voluntária das empresas, a disponibilização da frota para duas aferições anuais, são claros indicativos de ações práticas para evitar a emissão de gases poluentes. Hoje, emissão de fumaça preta é algo que não mais se vê nos ônibus que circulam em nosso Estado.
  • Em 2014 foram realizadas 14.830 aferições, num universo de 8.699 veículos cadastrados. O índice de aprovação chegou a 92 por cento dos ônibus avaliados, percentual que supera a média nacional que, conforme a CNT, é de 81,88 por cento.
  • O Prêmio Gaúcho Despoluir tem três categorias, reconhecendo empresas de transporte urbano, metropolitano e de longo curso.
​A entrega do 'Prêmio Gaúcho Despoluir' ocorreu no mês de março, em Porto Alegre, em cerimônia que contou com a presença de autoridades.