Compartilhe

​DESPOLUIR e FETRANSPAR promovem campanha “Saúde na Boleia”

Divulgação/Fetranspar ​DESPOLUIR e FETRANSPAR promovem campanha “Saúde na Boleia”

A FETRANSPAR​ aderiu à campanha "Saúde na Boleia", feita pela Autopista Planalto Sul, que realiza ações periódicas para oferecer serviços básicos de saúde aos motoristas. A campanha busca conscientizar os motoristas sobre a redução de acidentes, mortes e feridos no trânsito, além de mostrar que a vida saudável é importante para o profissional do transporte. A FETRANSPAR​ participou com o Programa Ambiental do Transporte – Despoluir e, durante dois dias (14 e 15 de junho), realizou blitz educativa na BR 116 – Posto Nichele – Km 136+200, em Mandirituba (PR). 

"Na oportunidade realizamos medições dos níveis de poluentes emitidos pelos caminhões. Foi bastante produtivo, principalmente porque atendemos motoristas dos mais variados tipos de cargas. Foram aferidos desde caminhões frigoríficos, transportadores de grãos, até cegonheiras", ressalta a coordenadora do Programa Despoluir no Paraná, Solange Caumo.

Os técnicos do Programa Despoluir trabalharam na medição de níveis de poluentes, feitas com unidades móveis equipadas com opacímetros, que analisam os veículos movidos a diesel. O objetivo do programa é reduzir a emissão de poluentes, melhorar a qualidade do ar e racionalizar o uso de combustível. "Pudemos perceber que cerca de 10% da frota avaliada não estava em conformidade com as normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e esses motoristas receberam orientações para solucionar o problema. Os veículos que estavam de acordo com as normas ambientais receberam em seus caminhões o Selo Despoluir, uma identificação de empresa ecologicamente correta e também um estímulo aos empreendedores do setor para reduzir cada vez mais a emissão poluentes veiculares", explicou Solange.

De acordo com a coordenadora, é fundamental que essa conscientização chegue aos donos das transportadoras. "Nosso objetivo é fazer com que os empresários entendam que também é responsabilidade deles a de um mundo ambientalmente equilibrado. Além dos benefícios diretos para o meio ambiente e à qualidade de vida da população, as ações de conscientização do Despoluir têm como consequência a redução de custos, o aumento da eficiência operacional de empresas e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores".

A ação contou também com a participação do SEST SENAT, que ofereceu serviços de saúde aos motoristas que passaram pelo pátio do Posto Nichele.

----------------------------------------

Fonte: Notícias SEST SENAT

Clique aqui para ver os destaques de outras Federações.