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Scania lança novo motor e nova transmissão para redução de consumo

04/12/2021

O novo trem de força promete menor consumo de combustível que pode chegar a até 8% em comparação com a geração atual.


Foto: divulgação/Scânia

Cumprindo o que a Scania prometeu em agosto de deste ano, ela lançou novo motor para o trem de força na Europa com a promessa de reduzir em até 8% o consumo de combustível. 

“O que apresentamos hoje não é apenas uma plataforma de motores, mas uma iniciativa importante para reforçar a posição da Scania no setor dos transportes sustentáveis para o que resta desta década”, disse Alexander Vlaskamp, vice-presidente executivo da fabricante sueca. “O nosso foco na eficiência dos transportes orienta-nos na mudança para um mundo descarbonizado, uma mudança que terá uma importante contribuição do nosso novo trem de força.” 

No seu maior lançamento desde a introdução da nova geração de caminhões em 2016, atualmente a Scania introduziu não só uma nova plataforma de motores, mas também de serviços e atualizações que se destinam a consolidar a sua posição como fabricante de pesados premium. 

“Vemos um mundo de transportes que está em rápida mudança, em que as exigências dos clientes para a melhor economia de funcionamento total e um futuro sustentável andam de mãos dadas”, acrescentou Vlaskamp. 

“Na Scania, estabelecemos o nosso objetivo num nível mais elevado do que talvez qualquer outro fabricante. Não porque pensemos que será fácil, mas porque não vemos outra opção a não ser alcançar efetivamente as metas de redução das emissões de gases com efeito de estufa estabelecidas pelo acordo de Paris em 2016.”

As potências

Com a sua plataforma de motor totalmente nova para veículos Euro 6, que vai de 420 a 560 cv, o trem de força da Scania promete menor consumo de combustível que pode chegar a até 8% em comparação com a geração atual. 

Todos os motores têm recursos inerentes de combustível HVO, que, assim como o biodiesel, pode ser produzido a partir de óleos vegetais, mas com propriedades similares ao do diesel convencional e menos poluentes. Há também versões de biodiesel FAME (Ésteres Metílicos de Ácidos Gordos). As novas soluções seguirão para mercados fora da Europa e também permitirão o uso de biometano. 

Seguindo a tendência bem-sucedida da Mercedes-Benz, a Scania também introduz uma opção de espelhos retrovisores digitais para uma maior segurança. “Na Scania, continuamos o nosso caminho estabelecido de disponibilizar uma gama de soluções sustentáveis aos nossos clientes”, afirmou Vlaskamp. “Os combustíveis renováveis e os veículos eletrificados aumentarão drasticamente a sua quota nos próximos anos, mas todos nós ainda dependemos dos motores de combustão para a nossa vida quotidiana. E é por isso que o novo motor da Scania é tão importante, já que contribuirá para uma descarbonização substancial durante o quê resta desta década.”

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Fonte: Transporte Mundial

Marcos Villela