Compartilhe

Curitiba vai testar ônibus elétricos em 2024, diz presidente do Ippuc

28/04/2022

Responsável da autarquia falou à rádio CBN sobre ônibus elétricos, metrô, bicicleta e outros projetos futuros para a mobilidade da capital paranaense


Por Mobilize Brasil
Desenho mostra ônibus elétrico na estação Agrárias, Curitiba (créditos: Ilustração IPPUC).
Ilustração: IPPUC

Nesta terça-feira, 29 de março, a capital curitibana comemorou seu 329º aniversário. E na mídia e redes sociais muito se discutiu sobre o planejamento urbano de Curitiba para os próximos anos, e sobre as possibilidades de renovação e de melhorias. 

Em entrevista ontem à CBN Curitiba, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, apontou para projetos de mobilidade urbana nos próximos 20 anos.  

Jamur destacou que, a partir de 2024, a cidade deve testar ônibus elétricos equipados com sistemas que permitem o carregamento de baterias ao longo dos deslocamentos. E disse que há dois financiamentos em andamento para dar viabilidade ao projeto. 

Ele citou ainda o trabalho da Prefeitura para mobilizar a sociedade para o uso de diferentes modos de transporte na cidade. E deu como exemplo a inclusão do uso da bicicleta no deslocamento diário. 

O presidente do Ippuc falou ainda sobre o metrô de Curitiba, obra que já entrou na lista das "lendas" da cidade. Segundo Jamur, o projeto do metrô ainda depende de recursos federais. 

Clique aqui e ouça a entrevista completa no site da CBN. 

Estação protótipo Agrárias - Inter 2

Na quinta-feira da semana passada (24), ainda na linha de renovação do sistema de transportes públicos, a Prefeitura de Curitiba, por intermédio do Ippuc, lançou o edital para a construção da Estação Agrárias - Inter 2 (veja no alto imagem do projeto), prevista para a passagem de ônibus elétricos. A licitação conta com várias exigências, sendo uma delas o uso de energia solar para manter a iluminação, o ar condicionado e os sistemas de informação funcionando nos pontos de parada.

-----------------------

Fonte: CBN  |  Autor: Mobilize/ CBN  |  Postado em: 30 de março de 2022