Compartilhe

CNT e Fetrans promovem II Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir – Nordeste

28/04/2023

O Programa Despoluir já realizou, de forma gratuita, mais de 4 milhões de avaliações veiculares e 55 mil atendimentos a empresas de transporte no país


Por Agência CNT Transporte Atual
Imagem: divulgação/CNT.

Começa, nesta quinta-feira (27), o 2º Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir. Realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e promovido pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans-CE), o evento vai capacitar a equipe técnica das Federações de Transporte da região Nordeste em Avaliação Veicular Ambiental e Avaliação da Qualidade do Diesel. Participam, também, da programação integrantes da Fetrabase (BA), Fetracan (PE), Fetronor (RN) e Fetralse (SE), além de representantes dos setores do transporte e do meio ambiente. O evento vai até amanhã e ocorre na sede do SEST SENAT em Fortaleza.

Estão previstas duas atividades externas: uma visita do grupo ao Porto do Pecém, próximo à capital cearense, e a realização prática das avaliações Veicular Ambiental e da Qualidade do Diesel, na Vega S.A., parceira do Despoluir. A dinâmica na empresa de transporte rodoviário de passageiros urbano busca aproximar os participantes do Encontro da realidade cotidiana das avaliações no ambiente de trabalho do transportador. Já a excursão até a área portuária visa levar os participantes ao centro de pesquisa envolvido na produção, no Brasil, da primeira molécula de hidrogênio verde (Hverde) – combustível produzido a partir de fonte de energia renovável.

O Despoluir é considerado o maior programa ambiental da iniciativa privada do Brasil e é reconhecido pelas Nações Unidas como um grande impulso para a sustentabilidade no país. Seu diferencial é o atendimento presencial nas empresas de transporte, realizando serviços ambientais gratuitos e compartilhando boas práticas de excelência ambiental na atividade transportadora.

Com o programa, a CNT busca promover a sustentabilidade no transporte e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do setor e de toda a sociedade. Outro ganho almejado é a redução de custos, principalmente de combustível, e, consequentemente, maior eficiência energética e menor emissão de poluentes, promovendo a melhoria da qualidade do ar.

Desde 2007, o Programa já realizou mais de 4 milhões de avaliações veiculares, contribuindo com a sustentabilidade e a qualidade de vida dos trabalhadores do setor e da sociedade. Nesses 16 anos, foram atendidos mais de 55 mil transportadores. 

Na área de produção de conhecimento, o Despoluir elabora conteúdos que são relevantes e úteis para os transportadores e para especialistas, acadêmicos e gestores. O objetivo da CNT é criar, com esse material, uma cultura de responsabilidade ambiental no transporte brasileiro e contribuir com os esforços mundiais que visam à diminuição da emissão de gases do efeito estufa (GEE), responsáveis pelo aquecimento global. Todo esse esforço eleva as empresas do setor a um nível diferencial de competitividade, por priorizar o compromisso com práticas sustentáveis.

Saiba mais: Programa Despoluir