Compartilhe

Sistema Transporte participa de Seminário de Mobilidade Urbana em Aracaju (SE)

18/05/2023

Evento é realizado pela Fetralse (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe) e aborda os desafios da mobilidade urbana e do transporte público no Brasil


Por Agência CNT Transporte Atual
Foto: divulgação/CNT.

O Sistema Transporte marcou presença, nesta quarta-feira (17), no primeiro dia do Seminário de Mobilidade Urbana, realizado em Aracaju, Sergipe. Organizado pela Fetralse (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe), em parceria com a CNT e o SEST SENAT, o evento, que segue até esta quinta-feira (18),  aborda temas como relações dos poderes público e privado, prioridade para o transporte coletivo, fontes de custeio, licitação, qualidade de vida do colaborador do transporte, sustentabilidade ambiental, acessibilidade e mobilidade urbana, inovações tecnológicas, entre outros.

No painel de abertura – cujo tema foi “Como a união dos poderes público e privado contribuem para a mobilidade urbana” –, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, afirmou que a parceria público-privada é fundamental para ter a melhor solução para um transporte público que dê conforto à população e que permita também uma locomoção rápida. “Estamos tentando provocar discussões na busca de alternativas, os resultados podem não sair hoje, mas traçaremos ideias que poderão ser implementadas. Vamos dar início às discussões que poderão surtir resultados para as próximas décadas”, avaliou.

Vander Costa sustentou que o Poder Público deve financiar parte do custo do transporte público, estabelecendo premissas que devem ser cumpridas pelas empresas. "Dessa forma, a tarifa passa a ser pública, pois é o poder público quem vai definir quanto será subsidiado e assim quanto será pago pelo cidadão", declarou.

Na ocasião, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, reforçou que é preciso união dos diferentes entes a fim de enfrentar as dificuldades do setor. “Precisamos envolver a todos, inclusive a sociedade, neste debate para que encontremos a solução. Os poderes público e privado precisam caminhar juntos. Não somos adversários, mas aliados nesse processo que visa um serviço cada vez melhor ao cidadão.”

O prefeito de Aracaju e presidente da FNP (Frente Nacional dos Prefeitos), Edvaldo Nogueira, declarou que o sistema de transporte público coletivo do país “se encontra na UTI”, e que somente com uma atuação “rápida e enérgica” dos entes federativos, “será possível” salvá-lo”. Ele lembrou que os problemas enfrentados atualmente pelo sistema de transporte são um reflexo da pandemia do novo coronavírus, que agravou a crise no sistema como um todo, em virtude da obrigatoriedade da redução do número de passageiros e da manutenção de toda a frota circulando para atender a população com segurança. “Hoje, temos frotas envelhecidas, uma tarifa que não sustenta o sistema, mas que é pesada para o cidadão que paga, entre muitos outros problemas que afetam o transporte público brasileiro.”

Mediador do painel, o presidente da Fetralse, Alberto Almeida, enalteceu a importância do evento a para aportar contribuições ao desenvolvimento do transporte público e da mobilidade urbana no Brasil. “Queremos agregar valor, tratar sobre as dificuldades e apontar as alternativas, buscando soluções aplicáveis”, arrematou.

Qualidade de vida dos trabalhadores

No painel “Qualidade de vida: como o bem-estar do colaborador impactam o melhor serviço do transporte”, a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, abordou os benefícios para o trabalhador e para as empresas transportadoras ao investir em ações de qualidade de vida. Nesse sentido, ela falou da estrutura e dos serviços oferecidos pelo SEST SENAT.

“Queremos levar mais capacitação profissional e qualidade de vida para a sua empresa. Para isso, contamos com uma série de cursos voltados para a formação e o desenvolvimento dos seus colaboradores. Além disso, nos dedicamos para oferecer cuidado com o bem-estar de todos, por meio do atendimento em várias modalidades de saúde e de práticas esportivas e de lazer.”

Assista aos debates do primeiro dia do Seminário de Mobilidade Urbana


----------------------


Saiba mais


Fetralse realizará Seminário de Mobilidade Urbana em Aracaju/SE