Compartilhe

Sistema Transporte participa de evento do grupo executivo do ClimateScanner em Foz do Iguaçu (PR)

18/07/2023

ClimateScanner é a ferramenta desenvolvida pelo TCU para monitorar e combater as mudanças climáticas em nível global


Por Agência CNT Transporte Atual
Imagem: divulgação/CNT.

O grupo executivo do ClimateScanner, ferramenta desenvolvida pelo TCU (Tribunal de Contas da União) para monitorar e combater as mudanças climáticas em nível global, está reunido em Foz do Iguaçu (PR) nestas segunda (17) e terça-feiras (18). O encontro conta com a participação de representantes das instituições superiores de controle (ISC) envolvidas no tema, como o ministro-presidente do TCU, Bruno Dantas, e dos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima e dos Povos Indígenas do Brasil. Durante o evento, será apresentada a versão 1.0 da ferramenta e lançada uma pesquisa global sobre o ClimateScanner.

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, participou da mesa de abertura na manhã desta segunda. A diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, também está presente no evento. Nesta terça, a gerente Executiva Ambiental da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Erica Marcos, vai participar de um painel em que apresentará o caso do Programa Despoluir, iniciativa pioneira da CNT e do SEST SENAT.

A programação engloba ainda a troca de experiências em auditorias climáticas, governança e financiamento relacionado ao clima, além de oportunidades de capacitação e mapeamento de riscos.

Sobre o ClimateScanner

O ClimateScanner está sendo desenvolvido por um grupo executivo composto por 18 instituições de controle de várias partes do mundo, sob a liderança do TCU e com o apoio de especialistas internacionais.

A ferramenta possibilitará que as instituições superiores de controle avaliem as ações governamentais relacionadas às mudanças climáticas e consolidem os resultados em um panorama global abrangente. A avaliação está estruturada em três eixos: governança, financiamento e políticas públicas. A plataforma web do ClimateScanner está sendo desenvolvida ao longo de 2023 e estará pronta para consulta a partir de 2024.

Em 2023, a ferramenta está sendo desenhada e testada por um grupo executivo composto por ISC de diversas regiões do planeta: Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Eslováquia, Estados Unidos, Filipinas, Finlândia, Índia, Indonésia, Maldivas, Marrocos, Nova Zelândia, Quênia, Reino Unido, Tailândia e Tribunal de Contas Europeu. Em 2024, as ISC de todo o mundo serão convidadas a aplicarem a ferramenta nos contextos nacionais de seus respectivos países. Ao final do ano, serão divulgados os resultados globalmente.​