Compartilhe

Fetranspor passa a ser apresentada como SEMOVE

Imagem: SMTR Fetranspor passa a ser apresentada como SEMOVE

​A Fetranspor deu início a mais uma etapa do seu processo de reestruturação interna, que se iniciou em 2017. A entidade que representa 184 empresas de ônibus, que operam linhas municipais, intermunicipais e de fretamento em todas as regiões do Rio de Janeiro, responsáveis pelo deslocamento diário de mais de cinco milhões de passageiros, agora passa a ser apresentada publicamente como SEMOVE.

A renovação fortalece o compromisso da nova entidade e dos seus dez sindicatos associados com a evolução da mobilidade urbana no Rio de Janeiro. A SEMOVE assume o desafio de contribuir ativamente com o debate público que tem a complexa tarefa de responder e atender às exigências da nova dinâmica de deslocamento da população após a pandemia de Covid-19.

O “Guia da Governança”, coordenado pelo consultor Sergio Avelleda, especialista em mobilidade e transporte, será avaliado por cada operadora de forma a inspirar suas relações com o agente público, fornecedores e clientes. Segundo a entidade, a transformação também passa pelo novo papel do administrador público, que deverá se tornar o principal financiador da mobilidade, ampliando sua capacidade de gestão do transporte coletivo. “Ao passageiro, caberá o entendimento que a exigência por qualidade está atrelada a investimentos públicos para subsidiar a tarifa de transporte, tornando-a socialmente mais equilibrada, acessível e justa.”

“A SEMOVE representa um novo olhar para a mobilidade urbana, consolidado em valores que consideramos imprescindíveis, como transparência e integridade. Na prática, temos uma entidade mais estruturada para lidar com os novos desafios impostos ao transporte público coletivo, que precisa ser menos dependente da tarifa paga pelos passageiros e, assim, socialmente mais justo, além de ser capaz de atender às expectativas por mais qualidade e previsibilidade. Após as mudanças internas, ou seja, após arrumar a nossa própria casa, iniciamos um novo processo em que precisamos construir junto com governos e a população a mobilidade do futuro”, afirmou o vice-presidente de relações institucionais da entidade, Rodrigo Tortoriello, ex-secretário extraordinário de mobilidade urbana de Porto Alegre e ex-secretário de transporte e trânsito de Juiz de Fora.

--------------------------

Fonte: technibus.com.br