Compartilhe

​Prêmio QualiAr 2016: está chegando a hora!

Divulgação/Fetransportes. ​Prêmio QualiAr 2016: está chegando a hora!

Noventa e seis empresas do setor de transportes e logística têm compromisso na noite de sexta-feira, 12 de agosto. Seus representantes serão aguardados no Sest Senat de Cariacica para receber o troféu do Prêmio QualiAr 2016. A premiação, de forte apelo ambiental, é oferecida às empresas assistidas pelo Programa Ambiental do Transporte – Despoluir que se inscreveram no prêmio e obtiveram 100% de aprovação nos testes realizados em, no mínimo, 80% de sua frota, conforme previsto no regulamento.

A necessidade da inscrição, aliás, é uma das novidades implantadas para o QualiAr deste ano. “Além da inscrição, promovemos também algumas mudanças nos critérios de avaliação da opacidade da frota. Com isso, aprimoramos ainda mais o trabalho do programa e ampliamos o nível de excelência dos atendimentos e testes realizados”, considerou o coordenador do Despoluir, João Paulo Lamas, lembrando que mesmo com o novo regulamento o número de premiadas continua elevado.

Das 96 vencedoras, 41 receberão o troféu na categoria Ouro, 51 na  Prata e quatro na categoria Bronze. Ano passado, foram 100 premiadas e essa classificação, como lembra Lamas, é feita de acordo com os percentuais de opacidade obtidos pela frota das empresas nos quatro períodos de medições anuais válidos para o prêmio.

Meio ambiente menos poluído

Entre o dia 1º de julho do ano passado e 30 de junho deste ano, os técnicos dos Despoluir realizaram 24.924 testes de fumaça preta em veículos movidos a óleo diesel nas empresas de transporte assistidas pelo Despoluir. A partir desse resultado, estima-se que houve uma economia de aproximadamente 13,3 milhões litros de diesel. E com isso, cerca de 798 toneladas de material particulado deixaram de ser lançados na atmosfera.

“Continuamos atuando de maneira forte no sentido de contribuir cada vez mais com a redução das emissões de poluentes e, consequentemente, com a melhora na qualidade do ar que respiramos. E se estamos comemorando esses avanços no setor é porque contamos com o engajamento e compromisso dos empresários, que  participam do Despoluir e se inscreveram no QualiAr”, elogia Lamas.

Serviço:

14º Prêmio Fetransportes de Qualidade do Ar – QualiAr

Dia: 12 de agosto

Local: Sest Senat de Cariacica

Horário: A partir das 19h30.