Compartilhe

Noite de festa para as empresas parceiras do Despoluir e amigas do meio ambiente

Divulgação/Fetransportes. Noite de festa para as empresas parceiras do Despoluir e amigas do meio ambiente

Parceiras de longa data do Programa Despoluir-ES e também parcerias mais “jovens” do Programa Ambiental do Transporte foram as grandes estrelas da cerimônia de entrega do 15º Prêmio Fetransportes de Qualidade do Ar – QualiAr, realizada na noite de sexta-feira, 11 de agosto, no Sest Senat de Cariacica. Na ocasião, 75 empresas foram premiadas com o troféu e o certificado que denotam responsabilidade e compromisso ambiental do setor transportador.

E embora já seja um evento tradicional na agenda da Fetransportes, a edição deste ano teve um quê de especial em função do aniversário de 10 anos do Despoluir.

“Há uma década, as ações do Despoluir incentivam os transportadores a adotarem práticas ambientalmente responsáveis. E se estamos, aqui, falando dessa importante marca, é porque nosso programa está atendendo às expectativas. Os ótimos números que o cercam, inclusive, me levam a afirmar que o Programa Ambiental do Transporte mudou a cultura do setor transportador no Brasil”, destacou o presidente da Fetransportes, Jerson Picoli, na abertura do evento.  

Das 75 vencedoras – empresas dos segmentos de passageiros e cargas – 52 receberam o Troféu Ouro, 20 ganharam o Prata e apenas três o Bronze. Esses três níveis de premiação, como explica o coordenador do Programa Despoluir-ES, João Paulo Lamas, estão relacionados ao valor da opacidade dos motores dos veículos avaliados, e foram criamos para mostrar que a Fetransportes faz questão de manter a excelência do programa. 

“E este ano aconteceu um movimento interessante, numa comparação com a edição do ano passado. Tivemos menos empresas ganhando Bronze e Prata, e mais recebendo Ouro. É um resultado que precisamos comemorar, pois mostra que setor e empresas continuam caminhando da mesma direção”.

Dentre os convidados presentes à cerimônia estava a gestora nacional do Despoluir, Daniela Fraga Maier, que já adiantou alguns novos passos do programa. “O Despoluir já é um programa consolidado, mas não está parado. Estamos investindo em novas parcerias e ainda este ano vamos renovar nossa frota de carros. E a participação da Fetransportes dentro desse processo é fundamental, pois seus resultados são ótimos e alavancam nossos números”, disse.

Vencedoras

Os segmentos de cargas e passageiros estavam representados na noite de festa, e com empresas que são parceiras tradicionais do Despoluir, a Marlim Azul Turismo e a Toda Carga Transportes.
De todas as edições já realizadas do Prêmio QualiAr, a Toda Carga só perdeu uma. E o segredo do sucesso, segundo o diretor, Valdir Siepierski, é manter a manutenção dos caminhões em dia e levar a sério as agendas das quatro avaliações anuais dos testes de emissões veiculares. “Aqui na empresa, dia de teste é inegociável, nós paramos o caminhão e enquanto está sendo avaliado outro veículo vai para a rua”, destaca.

Diretor da Marlim Azul e também da Fetransportes, Héber Guimarães Sobrinho é outro executivo do setor que já fez da rotina de testes algo consolidado dentro de sua empresa. “A política de nossa empresa é buscar a melhoria constante sem dificuldade. Nosso trabalho é de dia a dia, e além disso temos uma frota nova, 70% de nossos veículos têm a tecnologia Euro 5. No que diz respeito às ações ambientais, tudo isso ajuda a Marlim a se manter entre as vencedoras do QualiAr”.

O Prêmio QualiAr é uma realização da Fetransportes com apoio do Sest Senat.