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Amônia pode ser o melhor substituto dos óleos pesados na navegação internacional

06/04/2020

Fabricada a partir do hidrogênio, a amônia pode ser armazenada com relativa facilidade, mas, por outro lado, é tóxica e corrosiva.


Por climainfo
Divulgação: climainfo

Especialistas em transporte marítimo estão divididos quanto ao melhor combustível renovável para a substituição dos combustíveis fósseis utilizados pelo transporte marítimo de longa distância. A amônia é um importante concorrente. Fabricada a partir do hidrogênio, pode ser armazenada com relativa facilidade, mas, por outro lado, é tóxica e corrosiva.

A Wartsila, uma das mais importantes fornecedoras de motores de navios, está realizando ensaios em terra com a amônia. A empresa espera que as primeiras experiências em navios sejam feitas em 2022.

Qualquer substituição de óleo pesado requer modificações nos motores e, mais importante ainda, uma disponibilidade global muito ampla do novo combustível. Quanto a este último aspecto, a amônia pode ser um melhor candidato a se transformar em combustível naval do que o hidrogênio puro, visto por muitos como o principal concorrente da amônia.

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Conheça um recente estudo FGV sobre o asunto, intitulado Distribuição De Combustíveis Marítimos no Brasil, em Conformidade com o IMO 2020: Oportunidades e Desafios para o Brasil.