Compartilhe

Governo vai baixar IPI de carros híbridos e elétricos, diz ministro

24/01/2018

Alíquota vai passar de até 25 pontos percentuais para 7 pontos percentuais.


Por G1.com.br
Toyota Prius é o carro híbrido mais vendido do Brasil.
Foto: Divulgação.

O ministro interino da Indústria e Comércio Exterior, Marcos Jorge, anunciou na última terça-feira (23) que o governo irá reduzir o IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados, dos veículos híbridos (que possuem um motor elétrico e outro a combustão) e elétricos.

A alíquota, que hoje é de até 25 pontos percentuais, vai passar para 7 pontos percentuais, a mesma dos veículos considerados populares, com motor de até 1 litro.

Automóveis híbridos e elétricos já são isentos do imposto de importação de 35%. Aliás, não há veículos desta espécie produzidos no Brasil.

Marcos Jorge afirmou que a medida deve ser anunciada entre o final deste mês e o início de fevereiro, antes do novo regime automotivo, o Rota 2030, que tem o final de fevereiro como "prazo" estabelecido pelo presidente Michel Temer.

O anúncio da redução do IPI foi feito durante o evento de comemoração dos 60 anos da Toyota do Brasil. A fabricante, que atualmente tem o híbrido mais vendido do Brasil, o Prius, afirmou que irá repassar a redução do IPI integralmente no preço do modelo, assim que a medida entrar em vigor.

Hoje, o Prius paga 13% de IPI - e custa R$ 126,3 mil. Com a redução para os 7%, o valor do modelo poderia ficar abaixo de R$ 120 mil.

Por André Paixão, G1, São Paulo